O Frio Patogênico da Medicina Tradicional Chinesa
- Murilo de Melo
- 30 de out. de 2020
- 3 min de leitura

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a doença é tida como uma desarmonia na interação entre o indivíduo e seu meio, podendo haver três causas patógenas para ela se manifestar: fatores endógenos; exógenos e mistos.
Os fatores patogênicos exógenos estão relacionadas com fatores externos, podem ser caracterizados pelas seis variações climáticas que ocorrem durante o ano sendo elas o vento, o calor, fogo, umidade, secura e frio. Essas variações em si não são malignas, pois são fenômenos naturais, elas afetam o indivíduo quando este está com sua imunidade baixa ou quando a mudança climática vem de forma abrupta não dando o tempo de adaptação necessária para o organismo.
Os fatores endógenos são relacionados com o sistema Zang Fu (órgãos e vísceras), apresentando sintomas similares aos fatores exógenos causando desequilíbrio em Yin ou yang de determinado sistema.
Os fatores mistos estão relacionados a diversos elementos, abrangendo os fatores exógenos e endógenos até excesso de trabalho, sono irregular, sexo desregrado, má alimentação, etc.
Porém neste texto iremos nos ater ao agente patogênico de frio. O frio tem sua predominância no inverno, porém pode ser manifestado nas outras estações. Por se tratar de um agente Yin sua característica é de consumir o Yang do organismo, produzindo assim síndromes de frio.
Yin e Yang é uma expressão de dualidade ou seja uma variação sucessiva de estados opostos, porém tendo uma interdependência entre si mostrando uma relação de reciprocidade; um depende do outro e não existem separadamente. Quando em nosso organismo os dois se encontram em proporções corretas e equilibradas a saúde do indivíduo está em bom estado, porém quando as proporções se alteram a doença se manifesta, pois a deficiência de um leva o excesso de outro.

O frio externo provém do agente patogênico de frio, vindo do mundo exterior atingindo diretamente o invólucro muscular, enquanto o frio interno atinge diretamente os órgãos. O frio interno é produzido por uma insuficiência de yang do organismo.
Apesar de terem características diferentes frio externo e interno influenciam-se diretamente, pois, uma pessoa com o yang em deficiência acaba possuindo um frio interno então tem mais chances de serem atingidas pelo frio exterior. E no caso inverso se o frio externo penetrar no organismo pode danificar o yang do corpo causando o aparecimento do frio interno.
Quando o Yang Qi do corpo é diminuído ele não tem mais sua capacidade de realizar a função de aquecimento e mutação do Qi (Energia), aparecendo dessa forma as doenças frias devido a diminuição da atividade do organismo.
As síndromes mais comuns causadas pelo frio patogênico exógeno são as que atingem pele e músculos e a que atingem Baço/Pâncreas (Pi) e Estômago (Wei).
O frio danificando pele e músculos tem como características febre, aversão ao frio, ausência de sudorese, secreção nasal, cefaléia, tosse, asma, obstrução e secreção nasal, pulso tenso e superficial. Além de causar contraturas, e estagnação do Qi e do sangue, impede a disseminação do Qi defensivo pelo organismo. Provoca reumatismo. dores articulares e musculares violentas (sendo apaziguadas com calor) dificuldade de movimentação. Estas características estão mais ligadas com o frio externo.
Quando o frio afeta o Baço/Pâncreas e o Estômago pode ser causado pelo frio externo, mas tem uma relação maior com o frio interno, pois quando atinge órgãos e vísceras sua causa é preponderante da abundância de Yin enquanto Yang está em deficiência. Tem por características vômitos de líquidos claros, diarréia de alimentos não digeridos, urinar em excesso, fadiga, sentir muito frio disfunção digestiva, borborigmo e dores abdominais. Estes quadros são agravados quando o indivíduo ingere em excesso alimentos frios e crus, bebe líquidos gelados ou expõe seu abdome ao frio.
Clinicamente as doenças manifestadas pelo frio acompanhadas de dores, tem como principal modo terapêutico a aplicação de calor ou outra forma de aquecimento do organismo para estimular o Yang e dispersar o frio.
Comentários